Os cariocas estão inconformados com a absurda cobrança da Taxa de Iluminação que foi aprovada pela Câmara por pressão da Prefeitura do Rio.
A bitributação defendida pelo Prefeito Eduardo "Taxa" Paes foi anulada pela Justiça, afinal, era completamente inconstitucional. Contudo, a luta continua, para que nenhum arroubo seja cometido e para que a hipótese de retorno da proposta à vigência não seja nem de longe cogitada.
Prova disso são as manifestações, críticas e reclamações que surgem por todo o município do Rio. Saibam como foi a passeata mais recente, realizada no Leblon, conferindo o texto reproduzido abaixo:
O Globo Online
A Associação de Moradores do Leblon e o Movimento Rio Cidade Legal fazem manifestação e passeata pela orla do Leblon contra a Contribuição Para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) . Cerca de 50 moradores do bairro e alguns representantes de associações de moradores da Zona Sul e da área do Engenho de Dentro participam do protesto, que começou às 9h na esquina das ruas Delfim Moreira com Bartolomeu Mitre.
Segundo o presidente da Associação de moradores do Leblon, Augusto Boasson, a intenção é colher assinaturas de pessoas contra a cobrança e entregá-las ao Ministério Público e ao prefeito Eduardo Paes. De acordo com o deputado federal Índio da Costa (DEM), a taxa é ilegal, e a prefeitura está querendo fazer uma bitributação. As associações pretendem fazer um outro protesto após o carnaval.
No dia 14 de dezembro, o promotor Rodrigo Terra, da Defesa do Consumidor do Ministério Público estadual, recebeu um outro abaixo-assinado, com 5 mil nomes de moradores da Barra, do Recreio e de Santa Cruz contrários à cobrança da taxa de iluminação pública. Ele anexou o documento ao inquérito civil que já havia aberto para apurar o caso. A Cosip foi aprovada na Câmara Municipal no início do mês passado.
Mais manifestações vêm aí!
0 comentários:
Postar um comentário